Bioquímica - Resumo para o ENEM: Biologia | Descomplica

1,552 views

0   0

Essa aula faz parte do módulo de Bioquímica. Para ver o próximo vídeo sobre Substâncias Orgânicas, vá em http://bit.ly/ZEAWlC.
Nesse módulo falaremos de Água, Sais Minerais, Glicídios, Lipídios, LDL, HDL, Proteínas, Príons e Vitaminas.

00:00 Descomplica. Biologia, Prof. Rubens Oda. Resumo para o ENEM: Bioquímica, Substâncias Inorgânicas.
00:30 Na tela: Bioquímica: estuda as substâncias químicas formadoras dos seres vivos.
00:35 As substâncias químicas são divididas em substâncias inorgânicas e orgânicas.
00:50 Na tela: Substâncias inorgânicas: águas e sais minerais.
00:53 Na tela: Substâncias orgânicas: glicídios, lipídeos, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.
01:02 A água é a substância mais abundantes dos seres vivos e uma das mais abundantes do nosso planeta, é fundamental para a sobrevivência da vida.
01:16 A fórmula da água é H2O, ou seja, é formada por dois hidrogênios e um oxigênio. Como o oxigênio é mais eletronegativo do que os hidrogênios, os elétrons tendem a ficarem mais próximos ao oxigênio e água assume um aspecto polar. Os hidrogênios ficam com cargas positivas e o oxigênio com carga negativa.
01:39 A água é um dipolo e sendo um dipolo com lado positivo e outro negativo, ela serve para dissolver substâncias negativas e dissolver substâncias positivas. A água dissolve inúmeros solutos polares, por isso o termo solvente universal. Pelo fato de ser um solvente universal, promove o transporte de diversas substâncias nos seres vivos como um todo, tanto nos animais, quanto nas plantas.
02:11 Na tela: Um dos papéis principais da água é o transporte de substâncias.
02:15 A água não apenas acompanha a substância transportada, mas também participa de inúmeras reações metabólicas. A maior parte das sínteses de moléculas orgânicas complexas envolve a ligação com a perda de água, isto é, estas são sínteses por desidratação.
00:45 Na tela: É preciso lançar água na proteína para quebrá-la à reação de hidrólise.
02:52 Exemplo: a respiração celular é a glicose (C6H12O6) + oxigênio (O2) gerando gás carbônico, água e energia.
02:57 A fotossíntese é gás carbônico (CO2) + água + energia luminosa para produzir glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2).
03:03 A água participa diretamente do metabolismo e por isso tecidos que tem alto metabolismo, como o tecido nervoso e o muscular têm que ser muito hidratados.
03:37 Na tela: Água tende a se aderir a outras superfícies que são polares como ela.
03:47 Além de estarem aderidas a outras superfícies, elas também ficam coesas uma com as outras, ou seja, o hidrogênio de uma, liga-se com o oxigênio de outra, formando as famosas pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio. Devido a essas ligações é que se tem na superfície da água uma forte tensão superficial que favorece, por exemplo, que insetos caminhem sobre ela. Além disso, favorece o transporte de substâncias.
04:18 A água tem um elevado calor específico.
04:26 Na tela: A água depende de muita energia para mudar a sua temperatura.
04:28 Isso é fundamental na regulação da temperatura do nosso corpo. O corpo humano pode ser endotérmico (temperatura constante) porque a água favorece esta característica.
04:40 E além disso, a água é importante na manutenção da temperatura dos ecossistemas. Por exemplo, o deserto varia muito a sua temperatura porque é um ecossistema pouco hidratado.
04:55 Sais minerais são substâncias inorgânicas das mais diversas que podem ser encontradas dissolvidas no plasma sanguíneo, dissolvidas na célula, podem estar mineralizadas, cristalizadas nos ossos e nos dentes e também associadas à moléculas orgânicas como a hemoglobina e a clorofila.
05:16 Na tela: Principais sais: ferro à entra na composição da hemoglobina. Transporta oxigênio e garante a geração de energia na célula. Cálcio à participa da contração dos músculos e da coagulação sanguínea. Iodo à fundamental na produção dos hormônios da tireoide. Fosfato a entra na composição do ATP, forma membranas que compõem os fosfolipídios e entram na formação do DNA e do RNA. Sódio e potássio permitem um controle eletrolítico das células, o controle da pressão arterial e propaga nosso impulso nervoso.

Para ver todo o conteúdo do módulo e mais de 7000 vídeos, vá em http://bit.ly/ZEAWlC
View More

Comments

0 Comments