A décima-sexta videoaula do Curso de Filosofia do Direito, ministrado por Angelo Vaz, traz um gigante: Hegel. Entre suas mais importantes obras, A Fenomenologia do Espírito, Os Princípios da Filosofia do Direito, A Ciência da Lógica e a Enciclopédia das Ciências Filosóficas são as que mais contribuem para a discussão do Direito. Sua formulação sobre a dialética moldou o pensamento político e filosófico que se seguiria após sua morte. Pode-se dizer, inclusive, que seu grande herdeiro e crítico, Marx, foi um dos que se deixaram influenciar por sua extensa obra. Depois de Hegel, a dialética é conflito entre opostos e pressupõe a superação. Dessa forma, a verdade é resultado, processo. O conhecimento pressupõe sempre dois lados: sujeito e objeto. Para a filosofia convencional e a consciência cotidiana trata-se de uma oposição rígida. Eles não deixam de ser uma oposição. Mas a verdade é a consciência das oposições e de sua unidade. Assim como não sujeito sem objeto, também não eu sem tu, bom sem mau etc. O erro está em aferrar-se às oposições. "O verdadeiro é o todo." O verdadeiro é mediação, é compreensão da dependência recíproca entre sujeito e objeto, tanto no processo de conhecimento como na realidade. "Não há nada entre o céu e a Terra que não seja, ao mesmo tempo, imediato e mediado." A verdade é a mediação entre sujeito-objeto, é sujeito-objeto. Esse conceito de mediação, a fuidificação do pensamento, que, unicamente nessa situação, apreende adequadamente os múltiplos problemas de sua multiplicidade e com isso os conceitua efetivamente, essa é a autêntica realização intelectual de Hegel, seu presente para a posteridade.
"A missão da filosofia está em conceber o que é, porque o que "é" é a razão." O Direito saberá fazer uso dessa pensamento para delimitar sua área de ação; o direito só age sobre aquilo que é racional. O pensamento de Hegel sobre o direito será enfrentado por Marx, mas muito mais do que falar sobre isso, caberia entender que Hegel via a "liberdade, ou vontade livre, como a própria substância do Direito, como o seu destino, na verdade, e o próprio sistema do Direito como o "império da liberdade realizada" ou o mundo do Espírito produzido como uma segunda natureza a partir de si mesmo.
http://cursofilosofiadodireito.blogspot.com.br
http://juscidadaojus.blogspot.com.br
Published 3 years ago
TagsProfessor Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Author) OAB Order Of Attorneys Of Brazil (Organization) ordem dos advogados do brasil angelo vaz andré bechelane filosofia direito curso exame concurso fenomenologia espírito karl marx demarest Philosophy Of Law Law (Professional Field) Philosophy (Professional Field)