Expansão Marítima - Resumo para o ENEM: História | Descomplica

686 views

0   0


Essa aula faz parte do módulo de Resumo para o ENEM: Expansão Marítima. Para ver o próximo vídeo sobre a Estratégia Portuguesa, vá em http://bit.ly/1uzfmHK.
Nesse módulo falaremos da América Portuguesa, o Périplo Africano, o Descobrimento da América, a Partilha do Novo Mundo, Chegada ao Brasil, Colonialismo, Capitanis Hereditárias, além da América Espanhola e América Inglesa.

00:00:06 História - Prof. Renato Pellizzari - Expansão Marítima (introdução)
00:00:15 No quadro: No quadro: esquema que inicia em "Estado Moderno" aponta para "Expansão Marítima", que possui três tópicos: "motivos", "Portugal e Espanha" e "Divisão do Mundo Colonial"
00:00:17 Trabalharemos fatores referentes a colonização da América, partindo dos Estados Modernos e de um dos conceitos do Mercantilismo: a Expansão Marítima. Dentro do conceito de Mercantilismo está também o Colonialismo.
00:00:52 A Expansão Marítima foi possibilitada devido a uma organização interna dos Estados europeus.
00:01:18 Alguns autores entendem a Expansão Marítima como o início de um processo de globalização, devido a possibilidade de um processo de ligação econômica e cultural entre várias regiões do globo.
00:02:24 Nessa época, a Europa Ocidental consumia muitos produtos orientais, o que enriquecia as cidades italianas, principais atravessadores desses produtos.
00:02:43 O grande motivador para a expansão marítima era encontrar uma nova rota para chegar ao Oriente, já que o Mediterrâneo era monopolizado por italianos.
00:03:08 A centralização do Estado foi fundamental para o processo de expansão.
00:03:29 O primeiro Estado centralizado foi Portugal, no final do século XIV, com o conflito contra o Reino de Castela. Assim, foi o primeiro a fazer a Expansão Marítima.
00:03:46 As principais características que possibilitaram o pioneirismo português foram: o fácil acesso ao mar, a Escola de Sagres, a presença de uma burguesia financiadora, o comando da burguesia e o apoio do clero.

Para ver todo o conteúdo do módulo e mais de 7000 vídeos, vá em http://bit.ly/1uzfmHK

View More
Comments

0 Comments